Sinopse:
Light Yagami é um jovem de intelecto privilegiado que, certo dia, encontra um misterioso caderno intitulado “Death Note”. Logo ele descobre que o caderno possui um poder sinistro: quem tiver seu nome escrito nele inevitavelmente morrerá. O caderno possui algumas regras práticas de utilização, mas o usuário pode até mesmo determinar a forma e momento que a vítima morrerá.
Logo após, é revelado que o caderno pertence a Ryuk, um Shinigami (Deus da Morte, na cultura japonesa), que estava extremamente entediado com sua rotina de escrever nomes em seu caderno. Por isso o deixou cair no mundo humano, apenas para ver o que aconteceria e se entreter um pouco. Ao longo do anime, Ryuk permanece ao lado de Light, prestando pequenos auxílios, servindo com alívio cômico e pontuando certas reflexões sobre os acontecimentos.
Ao tomar consciência do poder que tem em mãos, Light decide usar o caderno para fazer justiça, conforme sua própria concepção e valores. Então, ele se dedica a matar uma série de criminosos e indivíduos considerados socialmente indesejáveis. O seu objetivo é tornar-se o Deus de um novo mundo. Um mundo totalmente purificado, onde todos sigam a lei e a ordem.
Light age anonimamente, mas grande parte da população o apoia, e passa a denominar o justiceiro desconhecido como Kira (adaptação da palavra “Killer”, do inglês, “Assassino”). As autoridades, porém, entendem que tal individuo, além de violar a lei, é extremamente perigoso e precisa ser detido.
Dessa forma, para identificar e prender Kira, é montada uma força-tarefa entre a polícia japonesa e o FBI, sob a liderança daquele que é considerando o maior detetive do mundo, e conhecido apenas como “L”.
Assim, tem início um embate intelectual de proporções épicas entre dois gênios: o justiceiro Kira e o investigador “L”. Sendo ambos igualmente misteriosos, mas totalmente dedicados à suas respectivas causas, eles entram em um jogo de intelecto para descobrir a identidade um do outro e se livrar de seu opoente.