Podcast - Beastars e os conflitos sociais



Beastars – Sinopse:



            O anime é uma adaptação do premiado mangá de Paru Itagaki e está sendo produzido pelo estúdio Orange, tendo sido lançado em outubro deste ano. A obra se enquadra nos gêneros drama e slice of life. Já os temas abordados são variados, mas sempre trazendo algum tipo de crítica sobre problemas sociais importantes, como se verá a seguir.
            A história de Beastars se passa em um mundo habitado por animais antropomórficos, onde herbívoros e carnívoros convivem lado a lado, na tentativa de construir uma sociedade em que os dois grupos possam conviver pacificamente. No entanto, esse equilíbrio ainda é frágil, com alguns carnívoros fora-da-lei cometendo atos de predação, e os herbívoros, por sua vez, guardando muita desconfiança do lado oposto.
            O palco principal da trama é a escola de Cherryton, onde, logo no início do anime, um aluno, a ALPACA Tem, é devorado por um de seus colegas.  Ao mesmo tempo que o autor do crime permanece desconhecido, o clima de tensão entre herbívoros e carnívoros cresce na escola, eclodindo na forma de variados conflitos direitos e indiretos.
            No meio de tudo isto está o protagonista Legosi. Ele é um lobo cinzento, mas apesar de ser um carnívoro de grande porte, ele possui uma personalidade muito pacata e comportamento introspectivo, preferindo evitar discussões e se expor aos olhos de todos.
            Contudo, as coisas mudam quando ele conhece a coelha Haru. Nesse momento Legosi entra em um profundo dilema pessoal em que, de um lado, está seu instinto de predador, e do outro, o seu amor por Haru. Mais do que nunca, Legosi se vê forçado a lutar para manter seus impulsos instintivos sob controle.
            A relação dos dois, então, se desenvolve nesse contexto social conturbado de grupos sociais em conflito, assim como os sentimentos do próprio protagonista. E, não bastasse isso, o romance converte-se em um quadrado amoroso, com a intervenção do cervo Louis e da loba Juno.